sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

3º Domingo do Advento

13 de dezembro de 2020

Cor: Roxo

 

1ª Leitura – Is 61,1-2a.10-11

Exulto de alegria no Senhor.

Leitura do Livro do Profeta Isaías

 

1O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 2apara proclamar o tempo da graça do Senhor. 10Exulto de alegria no Senhor e minh'alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.

Palavra do Senhor.

 

O profeta revela a fonte de sua missão: Deus, que envia. Deus o envia a fazer a diferença, a usar outros critérios, a colocar Deus no centro. As feridas não são mais maldição, mas são para serem curadas. Os presos recebem liberdade e os cativos, redenção. É tempo da graça de Deus. Isso tudo na força do Espírito: é Deus mesmo que age. Deus transforma esse mundo através dos seus profetas.

 

Salmo – Lc 1,46-48.49-50.53-54 (R. Is 61,10b)

R. A minh'alma se alegra no meu Deus.

46'A minha alma engrandece o Senhor,*

47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,

48porque olhou para a humildade de sua serva.*

Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada. R.

 

49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.*

O seu nome é santo,

50e sua misericórdia se estende, de geração em geração,*

a todos os que o respeitam. R.

 

53Encheu de bens os famintos,*

e despediu os ricos de mãos vazias.

54Socorreu Israel, seu servo,*

lembrando-se de sua misericórdia. R.

 

O Cântico de Maria proclama as maravilhas que o Senhor operou em seu favor: a transformação das realidades a partir do Seu amor.

 

2ª Leitura – 1Ts 5,16-24

Vosso espírito, vossa alma e vosso corpo sejam conservados para a vinda do Senhor.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses

 

Irmãos: 16Estai sempre alegres! 17Rezai sem cessar. 18Dai graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. 19Não apagueis o espírito! 20Não desprezeis as profecias, 21mas examinai tudo e guardai o que for bom. 22Afastai-vos de toda espécie de maldade! 23Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito, alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 24Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso.

Palavra do Senhor.

 

Não apagar o Espírito. Estar sempre em sintonia e relação com Deus. Tudo isso faz o próprio Deus ser o agente em nossa vida, santificando-nos e nos conservando puros em Cristo.

 

Evangelho – Jo 1,6-8.19-28

No meio de vós está aquele que vós não conheceis.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João

 

6Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: 'Quem és tu?' 20João confessou e não negou. Confessou: 'Eu não sou o Messias'. 21Eles perguntaram: 'Quem és, então? És tu Elias?' João respondeu: 'Não sou'. Eles perguntaram: 'És o Profeta?' Ele respondeu: 'Não'. 22Perguntaram então: 'Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?' 23João declarou: 'Eu sou a voz que grita no deserto: 'Aplainai o caminho do Senhor`' – conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: 'Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?' 26João respondeu: 'Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias.' 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

Palavra da Salvação.

 

João, enviado por Deus, chama à conversão. Isso incomoda a quem não gosta de mudanças. O batismo na água é sinal de conversão, de compromisso com a mudança de vida. Para quem não quer mudanças, só alguns podem exigir e demonstrar essa necessidade: o Messias, Elias ou o Profeta, pois isso retarda o processo de conversão (que significa mudança de vida). Quem se considera perfeito, não precisa dos sacramentos; os que se entendem frágeis e pecadores reconhecem a força dos mediadores e das mediações de Deus. Os que atuam, enviados por Deus, reconhecem sua pequenez e apontam para o Senhor, por isso, proclamam a Palavra de Deus, anunciam e vivem a partir dos critérios divinos.

São Francisco de Assis lia o texto sagrado e imediatamente o colocava em prática, mesmo que não o tivesse entendido em sua profundidade. Aprendia a aprofundar o sentido e a prática na vida cotidiana, buscando seguir em tudo as pegadas e a doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário