sexta-feira, 4 de maio de 2018

1Cor 11: olhando para a comunidade

São Paulo, na Primeira Carta aos Coríntios, nos coloca uma situação pontual, mas que tem repercussão no global da vida da Comunidade dos Fiéis: existem divisões, a celebração está desconectada da vida, não se sabe discernir o Corpo do Senhor.
A comunidade de Corinto estava reproduzindo em suas celebrações a estrutura social daquela cidade e daquela cultura. São Paulo repreende a Comunidade: os cristãos não devem pautar-se pelos valores sociais, mas pelo Evangelho.
A celebração eucarística deve transformar a vida dos fiéis. Ela deve conectar-se com o cotidiano, não para simplesmente trazer o cotidiano para dentro da celebração, mas para iluminá-lo à luz da Palavra de Deus, à luz da prática do Evangelho, transformando o que não está de acordo com os ensinamentos de Jesus de Nazaré.
Discernir o Corpo do Senhor, não significa simplesmente ter consciência de que a Eucaristia é o Corpo e o Sangue do Senhor, mas é saber-se pertencente a um Corpo, cuja Cabeça é o Cristo, e portanto, se um membro sofre todo corpo sofre. Não há espaço na comunidade para diferenças tão gritantes (enquanto uns ficam bêbados outros passam fome). Discernir o Corpo do Senhor é levar para o cotidiano um modo de vida cristão. Transformar as realidades com os critérios do Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário