quarta-feira, 30 de maio de 2018

Conceito de liturgia

A palavra "liturgia", em sua origem grega, designa o serviço ou o designo de um serviço prestado em favor do povo, feito de forma pública.
Na Sagrada Escritura, assume, no Primeiro Testamento, o significado, além de serviço em favor do povo, de serviço prestado a Deus, com uma escolha de homens para a função de realizar a obra divina, no culto a Javé, feito a partir de normas regulamentadoras.
A partir do Segundo Testamento, é concebida como serviço a Deus e à Comunidade. Sendo usada no Oriente como designação específica da Celebração Eucarística. No Ocidente, começará a ser usada no século XVI e, de modo especial com a Reforma, será indicadora de celebração cúltica a Deus.
Não se pode esquecer que, sob influência do AT, a liturgia se rege por normas que a legitimam como celebração divina da Comunidade, ao mesmo tempo em que abre espaço para a vida própria de cada Comunidade perpassar o ato litúrgico. Com isso se quer dizer: criatividade litúrgica não significa fazer mudanças rituais, mas significa inserir a vida comunitária (eclesial, social, familiar...) na celebração do Mistério pascal de Jesus Cristo, para tanto é necessário conhecer profundamente o sentido dos ritos litúrgicos e a vida da Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário